CONTEÚDO TÉCNICO

Recursos e dicas pra você extrair o melhor de nossas soluções!

CONTEÚDO TÉCNICO

Recursos e dicas pra você extrair o melhor de nossas soluções!

GUIA PRÁTICO DE CALIBRAÇÃO DE MONITORES MÉDICOS
Conforto e Segurança na Execução de Laudos
Camila de Almeida Salvego, estudante de Tecnologia em Radiologia,
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Orientação Profª. Dra. Rosangela Requi Jakubiak.


Com os avancos tecnologicos em radiologia, écada vez mais crescente o numero de instituições que estão substituindo sistemas analógicos de aquisicão da imagem radiológica por sistemas digitais.
Neste contexto, utilizando sistemas digitais diretos (DR) ou computadorizados (CR), as imagens são armazenadas em sistemas PACS (Picture Archiving and Communication System) e os laudos são efetuados em monitores médicos.

Esses monitores médicos se diferenciam de monitores domésticos por apresentarem maior resolucão, elevada luminância, além de serem calibráveis de acordo com o padrão de formatação “Digital Imaging and Communications in Medicine” (DICOM) (AAPM, 2005).
Como na radiologia digital as imagens geralmente são visualizadas em um monitor, ele deve ser devidamente calibrado para coincidir com o desempenho do sistema visual humano e facilitar a capacidade para detectar as lesões sutis ou características anatômicas.

O documento Grayscale Standard Display Function (GSDF) foi organizado com o propósito de padronizar a exibição de imagens médicas, de modo que, imagens transferidas usando o padrão DICOM possam ser visualizadas em qualquer dispositivo de exibição compatível, possuindo uma consistente aparência da escala de cinza.

Neste Guia, apresentamos os equipamentos e software necessários para calibrar um monitor, bem como um passo-a-passo para conectá-los a um computador e para executar o procedimento de calibração no software.

Baixar guia